Hoje já existem pessoas que dizem “As crianças de hoje em dia não são mais tão inocentes...”, ora, como podem ser inocentes se são expostas a uma realidade cruel, maldosa, onde presenciam coisas das quais deveriam ser preservadas até certa idade.Eu mesmo,amadureci cedo,mas porque era necessário,não por presenciar cenas que tirassem minha infância.Hoje em dia elas são vítimas de exploração sexual,usam drogas por verem seus pais usarem,são expostas e ate mesmo vitimas de uma violência tamanha,como aquelas pobres crianças que morreram no Rio de Janeiro,semana passada.As crianças estavam assistindo aula,vivendo ali seus últimos momentos de felicidade,risos soltos,mal esperavam que umas morreriam e muitas outras presenciariam momentos de sangria e dor.Criança tem que brincar,tem que sorrir,chorar com a queda,mas sorrir com a esperança de que vai ficar tudo bem.Mas se nem nós que já passamos dessa fase conseguimos ter certeza de um mundo sem violências,um mundo de paz,como é que podemos olhar pra elas e mentir dizendo:”isso é apenas uma fase,vai ficar tudo bem”.
O mundo atual é um mundo de incertezas certas e memórias que ao invés de nos fazerem sorrir nos fazem chorar.
Precisamos ensinar aos jovens e crianças que é sim possível viver num mundo melhor, mas para isso precisamos prepará-los para encarar o mundo, defender a justiça e igualdade. Pouco a gente conseguirá mudar pequenas coisas que podem ser grandes no mundo amanhã. Tomemos então a iniciativa, logo veremos os bons resultados dessa atitude. Isso é necessário para que esses jovens não entrem nas drogas, no mundo do crime e saibam defender-se sem violência, mas com palavras e gestos.
Fazendo isso, quem sabe se amanhã já não será diferente?Assim esperamos. Beijos se cuidem e cuidem das crianças e dos jovens do nosso Brasil.
Texto criado em 10/04/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário